Sala de Ciências


Clique aqui para acessar o calendário. Ao acessar o link, ele automaticamente mostra o calendário do mês atual. Se quiser, você pode alterar o mês. Ah, selecione o hemisfério norte ou sul, onde você se localiza. Na imagem, vemos o calendário lunar de Janeiro de 2012, no hemisfério norte. Este site trás mais informações interssantes sobre a Lua, explica, por exemplo, por que a lua aparece como Lua cheia, Lua crescente, Lua nova ou Lua minguante (o idioma do site é inglês). Para ver essa explicação, que pode ser uma dúvida sua, clique aqui. Clique aqui para saber a fase da lua hoje.
A animação a seguir ajuda você a entender melhor as fases da Lua. Clique aqui para acessar.
Imagem da animação "Fases da Lua".
Clique aqui para ver outra animação.
Não confundir as fases da Lua com o eclipse lunar. Clique aqui para ver uma animação do eclipse da Lua.




Observe na animação como funciona um voltímetro ligado a uma tomada de uma fonte alternada, numa freqüência muito mais lenta do que a de 60 Hertz das tomadas de nossas casas. Para visualizar a animação, clique aqui. Para funcioar o voltímetro basta passar com o mouse sobre página web e, para parar, basta tirar o mouse. Qual a voltagem da tomada?



Para acessar o applet, clique aqui. Clique sobre o símbolo do elemento químico que você quer deseja e veja o seu núcleo, e a distribuição dos elétrons, a energia de ionização. Veja também quem o descobriu. Esta simulação está no idioma inglês. Portanto, aproveite para melhorar também o seu inglês!


Veja como a Terra é bonita vista lá de cima, dos satélites artificiais. Na foto, ela parece uma bola de gude. Veja o show de slide de fotos que a Nasa tirou da Terra. Vale a pena preservar o nosso único Planeta, não é mesmo? Para acessar o slide, clique aqui.


O elevador espacial é um projeto ousado que visa substituir os foguetes por elevadores pra ir da Terra até, por exemplo, a Estação Espacial MIR, ou mesmo até a Lua. Quem tem medo de elevador não vai querer se aventurar! Bom, como todo bom elevador, é necessário um cabo resistente unindo o satélite (natural ou artificial) à Terra. Esse cabo gigante deverá ser feito por minúsculas tecnologias de nanotubos de carbono. O projeto tem alguns problemas a serem superados. Por exemplo, o de desenvolver a propulsão electromagnética para mover o veículo pelo cabo à velocidades de 2.000 km/h; outro problema é onde ancorar o cabo lá em cima. Leia mais sobre o elevador espacial, por exemplo no site português sapo.pt, ou no Wikipedia. Na animação, escolha o material apropriado para o cabo, a velocidade do satélite. Para acessar a simulação do elevador espacial, clique aqui.



Compare o volume de um líquido contido em dois recipientes, por exemplo, uma esfera e um cilindro ambos com o mesmo diâmetro. Primeiro escolha a geometria dos volumes (Choose a pair), então encha um deles com o líquido (clique em "Fill") e, em seguida, transfira o líquido para o outro volume (clique em "Trransfer"). Verifique a relação entre os volumes e dê a sua resposta nos quadradinhos embaixo da animação (exemplo: "1 to 2", 1 para 2). Cique em "Check!" para verificar se a sua resposta está correta. Tente diferentes pares de volumes. Para acessar o applet, clique aqui, ou sobre a figura acima.




Posicione o objeto (uma árvore) diante de uma lente biconvex fina e observe o tamanho, a posição da imagem, e veja se a imatem esta direita ou invertida. Observe o traçado dos raios de luz e a equação de Gauss para lentes e espelhos, 1/v = 1/f + 1/u, onde o foco f = 8 cm, u é a posição do objeto e v é a posição da imagem sobre o eixo principal da lente. Para mover o objeto, selecione uma das posições (escrito em inglês) no canto inferior direito da animação. Para executar este applet, clique aqui. Neste appelt, você interage mais com a animação, medindo com o auxílio de uma régua virtual a distância focal, a distância do objeto e da imagem. Aprenda um pouco de ótica com essas animações.


Cubo de Rubik

O cubo de Rubik, também conhecido como cubo mágico, é um quebra-cabeças inventado, 1m 1974, pelo pelo húngaro Ernö Rubik, que, originalmente o chamou de "cubo Mágico". Posteriormente, a Ideal Toys alterou o nome para "cubo de Rubik". O Cubo de Rubik é um, obviamente, um cubo geralmente confeccionado em plástico e possui várias versões, sendo a versão 3x3x3 a mais comum, composta por 54 faces e 6 cores diferentes, com arestas de aproximadamente 5,5 cm. Outras versões menos conhecidas são a 2x2x2, 4x4x4 e a 5x5x5. É considerado um dos brinquedos mais populares do mundo. Leia mais sobre o cubo de Rubik
Apresentamos um link com algumas animações do cubo de Rubik. Para acessar esses applets, clique aqui, ou sobre a figura.


A Massa é Relativa

Você sabia que a massa de qualquer objeto depende da velocidade desse objeto? Segundo Einstein, nenhum corpo material pode se mover com velocidade maior (e nem igual!) à velocidade da luz! Ou seja, a velocidade da luz no vácuo é um limite de velocidade. Apenas os fótons (partículas de luz, que têm massa zero!) se movem com essa velocidade. A velocidade da luz no vácuo é igual a 299.792.458 m/s. De acordo com Einstein, um clipe em movimento pode ter mais massa do que um caminhão parado. Basta que o clipe tenha velocidade próxima à velocidade da luz. Descubra com essa simulação quando um objeto mais leve (estando parado) pode se tornar mais pesado do que outro objeto parado. Compare também a energia desses objetos através da famosa fórmula de Einstein: E = mc2. Para acessar a animação, clique aqui. Selecione os objetos que você quer comparar as massas e, à direita, aumente a velocidade do objeto e oberve que a sua aumenta.


Calculadora Digital
Big calculadora! Hoje em dia usamos muito calculadora científica na escola. Há várias delas disponíveis na Internet, como esse applet que apresentamos aqui. Veja, por exemplo o valor do "pi" com 300 ou mais casas decimais! para acessar a "Big Calculator", clique aqui, ou sobre a figura acima.


Lei de Snell
Observe nesta animação como a luz reflete e refrata através de uma superfície de vidro com diferentes índices de refração. A luz incide do ar atmosférico (índice de refração = 1) sobre um blocode vidro com índice de refração variável. Mude o ângulo de incidência da luz e observe que o ângulo de relexão é sempre igual ao de incidência e que o ângulo de refração varia de acordo com a lei de Snell. Paera acessar a animação, clique aqui, ou sobre a figura acima.


Efeito Doppler
O som que ouvimos é uma onda gerada por uma fonte que se propaga no ar. Os diferentes sons que ouvimos e deve às diferentes freqüências dessas ondas Quando a fonte se move com relação a nós a freqência vaira e ouvimos um som diferenciado. Esse fenômeno é conhecido como efeito Doppler, em homenagem ao físico austríaco Johann Christian Andreas Doppler (1803-1853), descobridor desse fenômeno. Nesta animação você pode visualizar a onda e ouvir o som de um avião (fonte de som) quando ele se aproxima e se afasta. Para acessar a animação, clique aqui, ou sobre a figura. Experimente!


Piano Virtual
Toque piano real no piano virtual! Toque o piano/sintetizador/ osciloscópio usando o mouse ou as techas do computador. Enquanto toca você vê asformas de onda e as ouve também. Se preferir, o piano também toca músicas para você!
Este applet permite você tocar piano e se divertir enquanto aprende a relação entre o som, a teoria musical, as escalas musicais e a matemaática e a física da músuca, mostrando como o som é produzido e percebido.
Combinado com o piano há um osciloscópio e um gerador de som de modo que voce pode criar, visualizar e ouvir, além de aprender como a amplitude e o período das ondas sonoras estão relacionados ao volume e notas musicais.
Para acessar o applet, clique aqui, ou sobre a figura acima.


Dinâmica de Átomos e Moléculas
Este applet simula a dinâmica de átomos e moléculas em um universo bi-dimensional. A força entre as moléculas e fracamente atrativa e de curta distância, mas fortemente repulsiva quando elas se chocam. Use esse applet para explorar as fases da matéria, o comportamente emergente, efeitos irreversíveis e térmicos em escala nanométrica. Para acessar o applet, clique aqui, ou sobre a figura. Aprecie o ballet dos átomos e moléculas1

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