Cientistas


Sir Isaac Newton
Sir Isaac Newton (1643-1727), ou simplesmente Newton como é conhecido, nasceu em Woolsthorpe, na Inglaterra. O seu trabalho científico é muito importante para a ciência, principalmente pelas contribuições que deixou para a Física e a Matemática. Newton foi um filósofo natural, mais ou menos o que hoje chamamos de cientista, mas com algumas características próprias de sua época. Além de Física, Matemática, Filosofia e Astronomia, estudou também alquimia, astrologia, cabala, magia e teologia, e era um grande conhecedor da Bíblia. Ele e vários outros filósofos naturais do século XVII consideravam que todos esses campos do saber poderiam contribuir para o estudo dos fenômenos naturais. Newton tornou-se muito conhecido por suas realizações. Suas investigações experimentais, acompanhadas de rigorosa descrição matemática, constituíram-se modelo de uma metodologia de investigação para as ciências nos séculos seguintes. Não havia até o século XIX nenhum personagem tão admirado quanto Newton. Merece destaque as suas contribuições para a Mecânica, Gravitação, Ótica e para o Cálculo Diferencial. vida de Newton pode ser dividida em três períodos. O primeiro sua juventude de 1643 até sua graduação em 1669. O segundo de 1669 a 1687, foi o período altamente produtivo em que ele era professor Lucasiano em Cambridge. O terceiro período viu Newton como um funcionário do governo bem pago em Londres, com muito pouco interesse pela matemática. Leia mais sobre Newton, por exemplo, nos sitios:


Albert Eintein
Albert Einstein nasceu, em 14 de março de 1879, em Ulm, na Alemanha. Seus pais foram Hermann Einstein e Pauline Koch. Ainda pequeno, mudaram para Minique, onde Einstein freqüentou a escola primária. Einstein não era um aluno brilhante como foi um brilhante cientista! Aos 15 anos mudou-se para Milão (Itália) com a família. Ente 1895 e 1896 estudou na Suíça, e, em 1900, concluiu a faculdade de Física em Zurique, na Alemanha. Foi então para Bern, onde trabalhou em um escritório de patentes. Nas horas vagas dedicava-se ao estudo de Física Teórica. Em 1905, Einstein publicou alguns de seus mais importantes trabalhos. Um deles se refere à Teoria Especial da Reltividade. Eu outro trabalho contém uma de suas equações mais famosas: E = mc2, mostrando que matéria (m) pode ser convertida em energia (E), e vice-versa. Nesta equação, c representa a velociade da luz (c = 300.000 km/s, aproximadamente). Como a velocidade da luz é muito grande, a equação de Einsteim nos diz que uma pequena quatnidade de matéria pode se transformar em uma grande quantidade de energia! A equação de Einstein explica, por exenplo, a energia que vem das estrelas onde átomos se fundem formando um terceiro átomo com massa menor do que a soma dos dois átomos isolados, resultando na liberação de uma grande quantidade de energia.
Em 1921 Einstein ganhou o prêmio Nobel de Física pela sua contribuição para o entendimento do efeito fotoelétrico.
Aguarde mais sobre Einstein... estaremos constantemenete atualizando essa matéria, que faz parte do projeto "Adote um Cientista", desenvolvido pelo Grupo FísicAnimada. O blog todo, aliás, está relacioando a este projeto, que levamos às escolas com o objetivo de divulgar a Ciência entre as crianças, através da vida e obra de grandes cientistas, como Einstein e tantos outros. Leia mais sobre Einstein no site http://www.infoescola.com/biografias/albert-einstein/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário